Translate

Invenções

Introdução


Você já parou para pensar como seria a sua vida sem os objetos que o rodeiam em casa, na escola, na cidade e por todos os lados ? Pois tenha certeza que cada um deles foi inventado por alguém.Da lâmpada ao computador, do parafuso ao foguete, tudo o que facilita a nossa vida e nos parece tão familiar foi criado, desenvolvido ou aperfeiçoado pelo homem. É resultado da inesgotável criatividade humana, que está sempre inventando coisas ou jeitos para melhorar aquilo que já sabemos fazer.
Desde os tempos na cavernas, o homem desenhava nas paredes de pedra para contar fatos de sua vida, criava armas para se defender de animais ferozes e produzia utensílios para comer. Até que descobriu o fogo e depois a roda. De lá para cá, nunca mais parou de inventar.

Esforço

Não basta ter ótimas idéias. É preciso desenvolvê-las até alcançar o resultado desejado.
Isso, às vezes, é trabalho para toda uma vida. Thomas Alva Edison, inventor da lâmpada elétrica, dizia que sua invenções eram fruto de "1% de inspiração e 99% de transpiração". Muitos inventores foram considerados loucos na época em que viviam, recebendo críticas e sendo alvo de piadas sobre suas idéias. Sorte nossa que vários deles não desistiram!

Por que o homem cria

As invenções são respostas que a humanidade dá aos desafios da natureza. Sonhava voar, inventou avião. Precisava descer e subir, projetou a escada e o elevador. Desejava estudar as estrelas, desenvolveu a luneta e o telescópio. Precisava transportar grande quantidade de carga, criou as locomotivas. E assim por diante. Com a descoberta de novas tecnologias, os inventores são aprimorados. Tornam-se melhores e mais úteis. E dão origem a outros desafios para a criatividade humana.

Essa é apenas a introdução pessoal, futuramente falarei de vários tipos de invenções, de zíper, parafuso, fósforo de segurança à feijoada, talheres, pizza, sorvete, filme fotográfico, microscópio, estetoscópio, vídeo game, bolinhas de gude, bonecas, moinho de vento, semeadeira automática e etc...
Espero que acompanhem todas. Abraços.

Parafuso

Eles estão quase em todos os lugares e em máquinas de todos os tipos: nos móveis, nos automóveis e nos eletrodomésticos, cumprindo a função de fixar. Estamos falando dos parafusos, que surgiram por volta do século XV. Muito antes disso, cerca de 3.500 a.C. a 3.000 a.C., foram inventados os pregos.Os primeiros parafusos eram feitos à mão. Por serem caros, só eram utilizados em trabalhos especiais. Foi apenas no século XVIII que eles passaram a ser produzidos em massa. Como vários homens se dedicaram à mesma tarefa, não há registro do nome de um inventor.





Fósforos de segurança

Lundstroem.
Desde a descoberta do fogo, pelos homens da época das cavernas, buscou-se uma forma segura e simples de obtê-lo. As tentativas levaram séculos e muitas faíscas até que os fósforos de segurança passaram a ser produzidos para consumo, em 1858, pelo sueco Lundstroem.


















Roda


Para muitos cientistas, a roda é o invento de todos os tempo.

 Seus criadores foram os povos que habitavam a antiga Mesopotâmia, atual Iraque, 5.514 anos atrás (3.500 a.C.).
Da descoberta da roda à invenção do automóvel, passaram-se milhares de anos. Atualmente, a maior parte do tempo nos locomovemos sobre rodas, desde carrinhos de bebê, até os carros de passeio mais modernos.









Hambúrguer


Quer saber quem inventou os hambúrgueres de que a gente tanto gosta ?????
Pois seus criadores foram os tártaros (não os do dente), tribo nômade que habitava as estepes russas. Dizem que eles levavam a carne crua embaixo da sela do cavalo, para amaciá-la enquanto galopavam. Daí o formato achatado do hambúrguer.
Imagine você comendo essa delícia depois de um nômade traze-la sentado nela.




Telefone


A invenção do telégrafo, em 1844, impulsionou a criação do telefone. O escocês Alexander Graham Bell, que se dedicava ao ensino de surdos-mudos, descobriu acidentalmente o telefone enquanto fazia experiências com um telégrafo musical em seu laboratório. O primeiro telefonefoi  apresentado ao mundo em 1876, numa exposição na Filadélfia, nos Estados Unidos.
Hoje contamos com os telefones celulares, criação japonesa de 1978.



Feijoada

Prato típico brasileiro, à base de feijão e miúdos de porco, a feijoada nasceu nas senzalas. Era feita pelos escravos, que colocavam para cozinhar, junto com o feijão, os restos de carne de porco desprezados pelos senhores: pés, orelhas, rabo e tripas.
Pés de porco + Orelha de porco + Rabo de porco + Tripa de porco = Feijoada

Nenhum comentário:

Postar um comentário